Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

A era exponencial e suas forças de transformação



Vivemos em um cenário que exige a busca constante por novos modelos de negócios inovadores, impulsionada pelas mudanças nos padrões de consumo, as empresas cada vez mais para sobreviver no mercado, precisam atender aos desejos e necessidades de seus clientes, entendendo profundamente como é sua experiência com seus produtos e serviços.

Desta forma, o diferencial competitivo está em se antecipar a tendências e ser flexível para aderir de forma ágil, buscando agentes que consigam visualizar as oportunidades e apoiar nas transformações profundas em seus negócios.

Anunciada na quarta revolução industrial, o movimento atual é a era digital. Dentro desta era a ideia é cada vez mais permitir que empresas ou indivíduos habilitem seus negócios com maior abrangência e facilidade para quem está nas pontas. Alguns disruptores desta era possibilitam isso, como mobile, sistemas em nuvem e presença em mídias sociais.

Para a maioria dos setores a transformação digital é questão de sobrevivência, dentro do setor do comércio por exemplo, 92% das empresas estão buscando profissionais digitais, segundo mostra a pesquisa Paradigma Digital, divulgada pela Talenses Group e Digital House.

Alguns poucos setores principalmente commodities (minério, polímeros plásticos, petróleo, entre outros) que não precisariam se preocupar tão cedo.

É importante e um grande desafio para os negócios estarem preparados, adaptando seus processos e modelos de negócio, preparando as pessoas, valorizando seus talentos, tendo visão de futuro em relação as próximas tendências, que habilitadas por tecnologia influenciam a sociedade, com novos comportamentos de consumo e por consequência novos modelos de negócio.

A nova era que vem logo após a era digital, está batizada, é a era exponencial. O termo exponencial significa escala de resultado com o uso dos mesmos ou menos recursos. Isso para os negócios significa produzir mais com menos recursos.





Dentre as forças de transformação desta era, está a expectativa da explosão demográfica em curto espaço de tempo, isso provoca mudanças na forma de produzir, distribuir e consumir para o futuro. A outra grande força é a conectividade e combinação de tecnologias que possibilita soluções inimagináveis para a capacidade humana. Há muitos disruptores nesta era e muitos dados são coletados. Por falar em dados, eles são valiosos nesta era, uma vez coletados, tratados e contextualizados trazem muita assertividade nas tomadas de decisões. Existem tecnologias disponíveis para armazenar e tratar grandes volumes de dados nos seus muitos formatos, conhecidos como Datalakes. A inteligência artificial, ajuda na predição baseada em padrões, ferramentas de Analytics auxiliam a obter insights apoiando a tomada de decisão.

Há uma grande demanda no mercado no entendimento das melhores soluções para cada negócio e o uso correto da melhor tecnologia, isso gera oportunidades no setor de TI que se prepara para suprir esta necessidade eminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário